Bonsai exterior

Written by Cordas 0 comentários Posted in:

Bonsai exterior - o bonsai deve predominantemente estar no exterior, a colocação no interior não é propriamente uma característica da arte do bonsai, contudo existem determinadas espécies que suportam as temperaturas elevadas das nossas casas, o ulmeiro chinês, a Carmona e o lisgustrium são bons exemplos de resistência.
Estes suportam o nosso ambiente “caseiro” mas para a boa saúde do seu exemplar de bonsai deixe-o passar “ferias” no exterior, vera que será gratificante para o seu bonsai. Não cometa o erro de deixar na janela no lado interior, a acumulação de calor provocada pelos vidros cria o efeito de estufa podendo matar o seu bonsai.

Read more

Bonsais de interior exterior

Written by Cordas 1 comentários Posted in:

Bonsais de interior exterior, é um blogue criado para todos aqueles que apreciam a arte do bonsai. Muitos vêm como um meio para descontrair o stress do dia a dia, outros vêm como o encontro com a natureza, o que é certo é que cada vez mais fascina os praticantes da arte do bonsai. No blogue “Bonsais de interior exterior”, poderá suprimir duvida que muitos dos bonsaistas encontram nos seus primeiros passos da arte do bonsai.

Bonsai no meio da Chuva

Read more

O que é o Bonsai?

Written by Cordas 1 comentários Posted in:

O que é o bonsai, a palavra bonsai e constituída por duas palavras Bon (Vaso) Sai (arvore), o que de facto é mesmo á letra a sua designação para arvore envasada. Não pense no entanto que o bonsai é uma árvore anã! Engana-se se assim pensar. Na verdade são representações de árvores antigas que constantemente encontramos na natureza e reproduzimos numa escala reduzida. Através de um trabalho prolongado e contínuo moldamos este ser vivo, no entanto esta obra de arte nunca encontra-se terminada.

Read more

Vaso para bonsai

Written by Cordas 0 comentários Posted in: ,

Vaso
Vaso-preparação – a preparação do vaso é muito importante, tal como a escolha do modelo em que pretende enquadrar o seu bonsai. O vaso deve possuir orifícios grandes para que haja arejamento das raízes.
Os orifícios grandes estão vocacionados para escoar a água em demasia, evitando que as raízes possam apodrecer.
Após a escolha do vaso devemos colocar no fundo uma rede para que o conteúdo não saia com as regas sucessivas.
rede comum de mosquiteiro


Uma rede mosquiteiro cortado ao tamanho é o ideal. Fixe as redes com um arame para não saírem do sítio enquanto transplanta o bonsai para o recipiente escolhido. Após ter preparado o vaso pode prosseguir com ao transplante mas leve em conta o seguinte aspecto, quanto tiver o vaso preenchido deixe um rebordo na terra para poder regar sem que a água transborde por cima.
O vasos demasiado rasos de bonsai por vezes possuem orifícios demasiado chegados as bases onde os apoiamos. A melhor maneira de solucionar esta questão é adquirir uma ripa de cerca de 1cm de espessura e dispor duas delas debaixo do vaso para o poder elevar favorecendo o escoamento das águas indesejadas após a rega.
Vaso raso de Bonsai

Read more

Recomendações transplantes Bonsai- As arvores muito jovem crescem a um velocidade voraz consomem todos as nutrientes da terra num curto espaço de tempo, sendo assim apropriado o transplante anual.
Os bonsais jovens já não têm tanta necessidade de nutriente é perfeitamente natural transplantar de 2 em 2 anos.
Contudo os bonsais maturos não necessitam de se desenvolver tanto por isso consomem menos, sendo só necessários transplantar de 3 em 3 anos.

Read more

Cuidados com o transplante Bonsai-Um dos cuidados a ter é utilizar uma terra porosa para promover o desenvolvimento de um novo sistema radicular. Nesta fase podemos verificar o estado de saúde das raízes.
As raízes grossas ou de fixação, servem para sustentar o peso da árvore e fixa-la ao solo, são incluídas a tarefa de armazenamento de nutrientes e de água.
Para a arte do bonsai são dispensáveis não traz qualquer interesse ao bonsaista, podemos eliminá-las.
Por outro lado as raízes finas ou capilares são super importantes para a saúde do bonsai, estas têm a dura missão de extrair nutrientes e água da terra, as raízes capilares devem ser estimuladas á semelhança dos ramos do bonsai.

Read more

Transplante, mudas de Bonsai – o transplante é demasiado importante para ser ignorado, é ainda mais importante que adubar, ao transplantar faculta ao seu bonsai uma nova fonte de nutrientes.
O transplante ajuda a arejar a terra promovendo não só o crescimento de novas raízes capilares como todo o desenvolvimento global da copa do seu bonsai.
Obviamente não podemos descobrir as raízes para verificar se estão a desenvolver-se adequadamente, contudo podemos olhar para a copa do bonsai e verificar; A copa desenvolve bem vigorosamente? As folhas do seu bonsai aparentam uma cor saudável? Os novos brotos crescem sãos? Caso alguma destas questões seja negativa evidencia uma má evolução das raízes capilares ou carência nutritiva.
Outros factores a ter em consideração é o surgimento de raízes visíveis no topo do recipiente ou o aparecimento de raízes fora dos orifícios de drenagem.
Caso tenha verificado que o seu bonsai precisa de transplante não se precipite! A melhor maneira de ter sucesso e aguardar pela devida altura. A melhor época para o transplante é sem duvida o início da primavera, antes dos brotos e folhas surgirem. Caso verifique que tal já se sucedeu já será tarde para efectuar o transplante.

Read more

Quando devemos evitar de adubar o Bonsai? - devemos contudo evitar de adubar em determinadas situações.

Um delas é o inverno, consiste apenas em desperdício de adubo pois nesta altura o seu , entra no período letárgico ou seja, não necessita de vigorar, desta forma o bonsai não tem necessidade de “procurar” nutrientes.

Outra situação é após o transplante, nunca devera adubar o seu bonsai nesta altura pois as raízes estão fragilizadas, aplicar nesta altura adubos arrisca-se a queimar as raízes e conduzir o seu bonsai a morte certa. Só deverá voltar a adubar o seu bonsai apos um mês de transplante.

Não necessita de abudar o seu bonsai quando este indica estar doente (atenção doença não é praga) tal como as pessoas e todos os animais quando encontram-se doentes não procuram melhorar a sua saúde a base de alimentos mas sim através de uma medicação adequada.

Read more

Adubo sólido (abono Sólido) para Bonsai – o adubo sólido e sem duvida muito indicado para adubar o seu bonsai pois é um adubo que dissolverá lentamente, excluindo assim a possibilidade de queimar as raízes com uma super-adubagem. O adubo sólido é aplicado apenas uma vez por mês.

Read more

Adubo liquido

Written by Cordas 0 comentários Posted in:

Adubo liquido (abono liquido) – O adubo liquido é dissolvido na água de rega para o seu bonsai, usualmente poderá utilizar também para pulverizar as folhas. Deve contudo dividir para metade a quantia de adubo recomendado pelo fornecedor. Exclui assim a morte do bonsai por overdose.A adubagem liquida e feita uma vez por mês.

Read more

Adubar o Bonsai

Written by Cordas 0 comentários Posted in:

Adubar o Bonsai (abonar) - É tão importante para o bonsai a adubação como a refeição de qualquer pessoa.
Os vasos de bonsais devido a suas condições suportam pouca terra e como consequência a fonte de nutrientes essenciais para o bonsai esgotam-se rapidamente, a terra acaba por perder as suas características por esse mesmo motivo é necessário repor ou compensar os minerais através do adubo. Para um bonsai saudável e necessário investir na nutrição por estas razões seja bom bonsaista alimente o seu bonsai, ele agradece!

Read more

A poda dos rebentos no bonsai – a poda dos rebentos consiste em manter o aspecto visual do bonsai contudo não devem ser eliminado na sua totalidade a menos que se justifique, por exemplo, um novo rebento que nascera junto do nó de um ramo que está ligado ao cale do bonsai, neste caso deve ser eliminado pois prejudica visualmente o seu estilo. A poda dos rebentos é feita com uma maior regularidade, manter o aspecto visual é a maiorias das vezes a sua responsabilidade.

Read more

A poda dos ramos no Bonsai – a poda dos ramos adjacentes é essencial para qualquer estilo, por não se adaptar a nenhuma dos estilos de bonsais, são eliminados. Deve contudo eliminar os ramos que criem uma cicatriz menor para ser mais fácil ao bonsai recuperar o aspecto visual. Deve também eliminar os ramos que estão demasiado juntos, na arte do bonsai é obrigatório saber que apesar de ser uma representação da natureza é impossível ao bonsai conter um número tão elevado de ramos como é normal encontrar na maioria das árvores.
Os ramos que encontram-se sobrepostos também devem ser eliminados, para criar um aspecto equilibrado e apelativo deve abdicar por vezes de grandes partes da copa, mas em futuro poderá tirar grandes benefícios destas decisões, leve em mente sempre o aspecto final.
Não comece de inicio a eliminar todos os ramos lembre-se que é difícil para um bonsai ser reduzido em grande escala! É preferível dispender de mais tempo para um sucesso maior, lembre-se que Roma e Pavia não foram feitos num dia.

Read more

Podar Bonsai

Written by Cordas 0 comentários Posted in:

Podar bonsai é na maioria das vezes fácil, contudo deve ter em conta regras essenciais para o aspecto final, pode aqui encontra alguns aspectos favoráveis a pratica da poda. podar o bonsai é um processo simples desde que siga os passo correctos para a poda do bonsai. podar os bonsai é um processo simples e necessário. não recei podar o bonsai. A poda ajuda a desemvolver novos ramos e folhagem nova. Tente manter a estética do bonsai de varios angulos de vista. lembre-se que deve podar os ramos de forma a abrir a copa e a deixar a luz penetrar a todos os campos. projecte em mente o aspecto final, só após essa abordagem parta para uma poda mais acente do bonsai. Não corra riscos se não sabe o que fazer procure informar-se junto de quem sabe. caso queira alguma informação complementar comente este post. Tentarei ser o mais breve possivel.

Read more

Shakan Estilo inclinado

Written by Cordas 0 comentários Posted in:

Shakan

Estilo inclinado


Estilo inclinado apresenta uma inclinação na diagonal em direcção a luz este estilo e fácil de reproduzir, basta na plantação inclinar o bonsai para um dos lados. Neste estilo procura-se criar um efeito de resistência, deverá apresentar um tronco robusto e raízes fortes a copa devera ser gradual, neste estilo os ramos laterais devem ficar sempre abaixo ou mesmo na linha do horizonte. A este tipo de bonsais é aconselhado um vaso raso e rectangular para poder suportar o bonsai inclinado.
Shakan

Read more

Chokkan Estilo erecto formal

Written by Cordas 0 comentários Posted in:

Chokkan
Estilo erecto formal

Um estilo muito formal encontra-se com muita frequência na natureza. Constituído por um único tronco que vai estreitando desde a base ao seu topo, neste estilo a questão da triangularidade é fundamental. O tronco robusto cria um grande impacto a nível de efeito de envelhecimento.

Chokkan

Read more

Kengai Estilo cascata

Written by Cordas 0 comentários Posted in:

Kengai
Estilo cascata

Estilo descaído, descai sobre si próprio com varias curvas irregulares, o estilo cascata representa penhascos onde a árvore é obrigada a crescer para um espaço vazio criando um aspecto de queda para o abismo. Neste estilo o bonsai ultrapassa o próprio vaso, colocado em um ponto alto recria as condições de penhasco criando uma forma vistosa aos olhos de que o contempla.



Kengai

Read more

Han-kengai Estilo cascata

Written by Cordas 0 comentários Posted in:

Han-kengai
Estilo semicascata

O estilo semicascata apresenta semelhanças ao estilo cascata. O estilo semi-cascata descai suavemente por um vaso por norma alto até cerca de metade, após atingir metade do recipiente eleva-se quase bruscamente, também este estilo é apropriado colocar em um local elevado.


Han-kengai

Read more

Primeira abordagem ao Bonsai- Em os seus primeiros passos é fácil pensar que será difícil cuidar do seu bonsai, esperança!
Nunca desanime se deixar por erro morrer o seu bonsai, tente sempre tirar proveito e considerar como uma maneira de aprendizagem. Nunca pensar que não será capaz.

Read more

Onde procurar e adquirir um Bonsai interior exterior, é muitas das vezes uma incerteza por vezes é difícil descobrir onde encontra um bom exemplar.
Aqui deixo algumas sugestões:

O museu do Bonsai Sintra- É sem margem para duvida um local com exemplares de bonsais bastante diversificados e estruturados, poderá encontrar uma vasta gamas de Bonsai como por exemplo, bonsai de ficus, espécimes fáceis de cuidar. O museu do bonsai em Sintra é também um espaço muito atractivo para qualquer visitante pois em todo o seu perímetro abunda a arte do bonsai.
É também um local onde poderá encontrar todo o tipo de ferramentas, decorações e vasos. Existe também “Hospital para bonsais” onde poderá em qualquer altura internar o seu bonsai.

LusoBonsai- É um espaço também por si só vistoso tem parque privativo e poderá aceder a este facilmente. Encontrara para venda também ferramentas, vasos e decorações para o seu bonsai. Também este centro dispõe de um “Hospital para bonsais”.
Contudo poderá sem despender de grande recursos financeiros adquirir um bonsai mais “descuidado” onde poderá treinar os seus primeiros passos, em qualquer grande superfície comercial, certamente encontrará a preços acessíveis exemplares para treinar a arte do bonsai.

Read more

Antes de adquirir um bonsai há que ponderar determinados factores, factores que deveremos levar em conta são:

“Quanto tempo posso despender para cuidar do meu bonsai?”
“Saberei procurar novos dados sobre a espécime?”
“Tenho espaço, onde irei colocar?”
“Se adoecer, onde devo recorrer?”

Este tipo de questões em que o leitor se auto questiona determina ao próprio a capacidade pessoal de cuidar de um ser vivo como é o bonsai.

Read more